fbpx

Território do Brincar

território do brincar

Adoramos dar dicas relacionadas a educação e vemos o brincar como parte fundamental de uma educação saudável e integral.
Então, trouxemos hoje uma dica especial para vocês desfrutarem em família.

O Território do Brincar é um documentário e também um livro que surgiu a partir de um lindo trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil, visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.

Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

O trabalho do Território do Brincar se ampliou ainda mais pela parceria firmada com o Instituto Alana, que é o correalizador do projeto, pelas escolas que acreditam no valor dessa pesquisa e pelas parceiras, pelo apoio da Aliança pela Infância e outras pessoas e organizações que muito enriqueceram essa história.

Nasceu assim um longa metragem, dois livros e duas séries infantis para TV e até uma exposição itinerante já viajou o Brasil para levar um pouquinho do Território para escolas, festivais, praças, etc.

Aproveite o fim de semana e curta esse filme incrível cheio de encantos, nostalgias para os mais velhos e curiosidades para os mais novos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

Outros artigos

Fechar Menu
×

Carrinho